6 Tendências Da Construção Civil Para 2022

O que esperar da construção civil em 2022? Quais evoluções o mercado irá enfrentar? Neste post, dedicaremos algumas linhas para refletir sobre as tendências da construção civil para 2022 e dar dicas sobre como se posicionar diante de tais tendências.

O setor de construção civil foi um dos poucos que, apesar das incertezas e da crise financeira preconizada pela pandemia, registraram crescimento. Somente em 2020, o PIB do setor aumentou 2,1%, enquanto o país cresceu 1,2%. As expectativas para o PIB de 2021 é de um crescimento de 4%.

A justificativa para números tão positivos está no mercado imobiliário: em 2019, o Brasil registrou uma alta de 15,45% nos lançamentos e de 9,7% nas vendas de imóveis residenciais novos, conforme dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Em 2020, mesmo durante a pandemia, o setor experimentou uma alta de 9,8% nas vendas, segundo o mesmo órgão.

O cenário se repete em 2021, o que aumenta as expectativas para 2022. A seguir, falaremos sobre as tendências da construção civil para 2022.

Mais crescimento

O setor indica, portanto, um crescimento exponencial e contínuo. Com a vacinação em massa e o reaquecimento da economia, a população em geral passará por um aumento do poder de compra, gerando assim uma maior movimentação no mercado através da compra de casas e apartamentos.

Utilização da tecnologia

Uma forte tendência, também, é a cada vez maior aplicação da utilização da tecnologia, buscando sempre mais eficiência. Não é o momento, ainda, da substituição do trabalho manual, mas a tecnologia pode auxiliar no aumento da produtividade dos trabalhadores individuais.

Entre as inovações que passarão a integrar o cotidiano da construção civil, estão:

  • BIM: o Building Information Modeling é uma ferramenta digital de grande relevância e funcionalidade, pois facilita a revisão de projetos em andamento antes da finalização, reunindo em apenas um lugar informações ricas de detalhes estruturais, elétricos e hidráulicos;
  • Digital Twin: este é um conceito que já está presente em diversas áreas. Na construção civil é utilizada de modo a auxiliar na realização de projetos através de uma ferramenta próxima à realidade aumentada, auxiliando na representação de objetos reais do ambiente virtual;
  • Realidade aumentada: também estará cada vez mais presente no universo da construção civil as tecnologias que ajudam na interação de pessoas com ambientes, mesmo à distância.

Sustentabilidade

Uma outra forte tendência que, mais que tendência, já é uma realidade, é justamente a sustentabilidade. Em 2022, procurar soluções para melhorar a eficiência sustentável, diminuindo o uso de recursos naturais e potencializando a produtividade, será essencial.

Um diferencial, no entanto, e que já desponta como necessidade do mercado, é a necessidade de registrar e mostrar as ações voltadas para sustentabilidade, sobretudo na comunicação.

Busca por mão de obra qualificada

Em 2022, a busca por mão de obra qualificada será intensificada. No Brasil, no entanto, existe uma deficiência no encontro dessa mão de obra. As construtoras poderão tomar o caminho da terceirização da qualificação e capacitação de funcionários, de modo a elevar a régua do mercado.

Segurança

Outro quesito importantíssimo é a segurança. Em 2022, as construtoras deverão investir pesado na segurança dos funcionários, sobretudo porque o capital humano é o bem mais valioso de um canteiro de obras.

Além dos clássicos EPI’s, para que haja verdadeira segurança é preciso que os equipamentos estejam adequados à necessidade do trabalho e à preservação da integridade dos operadores e demais funcionários.

De retroescavadeiras e tratores a escavadeiras, é importante garantir que sejam de marcas reconhecidas pela segurança e eficiência, como por exemplo os equipamentos da CASE CE e NEW HOLLAND CONSTRUCTION.

Máquinas de construção de alta tecnologia para aumento da produtividade

Por fim, aparece como tendência para 2022 a busca pelo aumento da produtividade a partir da utilização de máquinas de construção de alta tecnologia. A CASE CE e NEW HOLLAND CONSTRUCTION apresentam equipamentos com tecnologia ideal para diversas finalidades, tais como construções não-residenciais, construções residenciais, estradas, pontes, obras governamentais, mineração, paisagismo, retirada de resíduos e sucata, dentre outras.

Estas foram as tendências para a construção civil em 2022, um ano que promete ser positivo para o setor. Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com seus amigos e contatos, de modo a fazer com que todos estejam atualizados frente às tendências de 2022.