24 Músicas Para Ouvir Na Estrada

Na cabine do caminhão todo mundo pode virar cantor. E não é preciso ter muito talento, basta querer um pouco de animação durante as longas viagens. Pensando nisso, resolvemos preparar uma seleção de músicas para acompanhar os motoristas na estrada, de forma a atender os mais diversos ritmos e gostos.

Por que ouvir música?

Além da evidente função de entreter, a música também apresenta diversos benefícios para quem tem o bom costume de ouví-las. Segundo a Fundação Sanepar, existem pelo menos 15 benefícios diretos associados ao hábito da musicalidade. A seguir, apresentamos os principais:

  • Redução do estresse e sintomas de depressão;
  • Aumento no nível de felicidade;
  • Aumento da empatia;
  • Combate à insônia;
  • Reforço no ânimo durante a prática de exercícios físicos;
  • Potencial para aumento da capacidade cognitiva;
  • Estímulo à memória;
  • Entre outros.

Diante disso, fique claro que ouvir música na estrada pode ser muito útil em vários sentidos. Mas pode surgir uma dúvida na hora de dar o play: qual música ouvir? Para isso, preparamos as seleções a seguir de músicas para ouvir na estrada:

Música caipira

A música caipira é um gênero musical do Brasil produzido a partir da década de 1910 por compositores majoritariamente rurais, sendo chamado genericamente de modas e emboladas cujo som da viola é predominante. Confira algumas das nossas sugestões deste gênero:

Princesinha – Pereira da viola:

A baixa do café – Alvarenga e Ranchinho:

Casa de caboclo – Inezita Barroso:

Fogão de lenha – Rolando Boldrin:

Sertanejo universitário

O sertanejo universitário é uma evolução da música caipira. Ao contrário da música caipira, costuma contar com um maior repertório de instrumentos. Separamos algumas músicas do gênero a seguir:

Ficha limpa – Gusttavo Lima:

Morena – Luan Santana:

Você beberia ou não beberia? – Zé Neto e Cristiano:

Batom de cereja – Israel & Rodolffo:

Rock nacional

A partir de 1950, artistas e bandas brasileiras começaram a abrasileirar o rock já presente nos EUA e com grande sucesso em todo o mundo. Nascia, então, o rock nacional. A seguir, separamos algumas músicas do gênero que são músicas para ouvir na estrada:

Algo parecido – Skank:

Morrer de amor – Jota Quest:

N – Nando Reis e Anavitória:

Só eu sei – Capital inicial:

Rock internacional

O rock é um termo abrangente que define a música produzida a partir da década de 1950, sobretudo nos EUA. O gênero é uma evolução do blues, da música country e do rhythm and blues. Confira algumas seleções:

We Will Rock You — Queen:

It’s Only Rock ‘n’ Roll (But I Like It) — The Rolling Stones:

My Generation — The Who:

Stairway To Heaven — Led Zeppelin:

Axé

O axé surgiu na Bahia por volta de 1980, durante o Carnaval de Salvador, misturando o ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro, ritmos do candomblé, pop rock, bem como outros ritmos afro-brasileiros e afro-latinos. Confira algumas das músicas deste ritmo:

Rodou — Claudia Leitte ft. Wesley Safadão:

Já te esqueci — Léo Santana, Os Barões Da Pisadinha:

Dura na queda — Ivete Sangalo:

Perigosinha — Claudia Leitte:

Instrumentais/clássicas

Músicas que perduram pelo tempo e sobrevivem às grandes mudanças sociais, esta é a música clássica, que consiste na principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental. Confira algumas das músicas mais marcantes deste gênero:

Sinfonia — Ludwig Van Beethoven:

O Barbeiro de Sevilha — Gioachino Rossini:

Primavera, de As Quatro Estações — Antonio Vivaldi:

Brindisi, La Traviata — Giuseppe Verdi:

É hora de dar o play

Agora que você já conhece as principais músicas dos principais gêneros musicais, está na hora de selecionar o seu ritmo, suas músicas, dar o play e aproveitar a viagem. Gostou da seleção que trouxemos? Compartilhe com seus amigos e colegas!