Disco de freio para caminhão: quando trocar + lançamento NEXPRO

Disco de Freio Para Caminhão

Manter todas as peças de um equipamento em pleno funcionamento é essencial para garantir a segurança e evitar problemas indesejados. Os componentes mais importantes, neste sentido, são aqueles ligados à frenagem do caminhão, pois são os responsáveis diretos por garantir resposta imediata dos freios em caso de necessidade.

Neste post, falaremos do disco de freio, a peça mais importante do sistema de frenagem. Através deste artigo, você poderá compreender o momento ideal para a troca de tal peça, bem como poderá conferir o mais novo lançamento NEXPRO: disco de freio para caminhões IVECO.

Qual a importância do disco de freio para caminhões?

O disco de freio é a peça central do sistema de frenagem. Como o nome sugere, é um disco afixado nos cubos de roda do eixo dianteiro. Quando o motorista pressiona o pedal de freio na cabine, as pastilhas entram em atrito com os discos, diminuindo gradativamente a velocidade do veículo.

Como consequência do atrito, a temperatura dos componentes pode chegar próximo de 250º. Exatamente por isso que os materiais utilizados na fabricação dos mesmos são de altíssima resistência.

Como saber se o disco de freio está ruim?

No entanto, ainda que o material de produção dos discos de freio sejam de altíssima resistência, é natural que sofram desgastes com o tempo. Como o desgaste ocorre pelo atrito, é possível perceber sinais gradativos antes que o disco fique totalmente inutilizável.

Em alguns casos, dependendo das condições de rodagem, o desgaste ocorre de forma irregular, gerando ondulações no disco de freio. O motorista poderá perceber a formação dessas ondulações através de vibrações persistentes durante o freamento.

Outro sinal evidente do desgaste do disco de freio é a dificuldade para frear. Isso ocorre quando o desgaste consegue formar pequenos buracos no disco ou, ainda, quando o material acaba por oxidar. Um sinal de alerta deve ser ligado quando isso ocorre, pois tal fato atrasa o freamento, o que é extremamente indesejável em momentos de necessidade.

Se, porventura, o pedal começar a endurecer e dificultar o freamento, também é bem possível que já seja a hora de trocar o disco de freio e, nesta situação, o desgaste pode estar em um estágio avançado. O surgimento de ruídos incomuns costuma ser característico em situações assim.

Qual o tempo de vida útil do disco de freio?

Quanto à vida útil, é importante consultar as informações de cada modelo junto à fabricante. No entanto, os discos de freio exigem atenção a partir dos 10 mil quilômetros rodados, embora comecem a apresentar desgaste, geralmente, a partir dos 40 mil quilômetros.

Quando se deve trocar os discos de freio?

Os discos de freio de caminhões IVECO devem ser trocados sempre que apresentarem desgaste. No caso de equipamentos dentro do período de garantia, basta procurar uma concessionária autorizada para realizar a manutenção.

No entanto, para equipamentos fora do período de garantia, a opção é utilizar os discos de freio NEXPRO, certificados pela IVECO e também disponíveis nas concessionárias de todo o Brasil. 

Lançamento: disco de freio NEXPRO para caminhões IVECO fora da garantia

Tendo em vista a expansão da linha de produtos NEXPRO by IVECO, as marcas anunciaram o lançamento do novo disco de freio para caminhões fora do período de garantia.

A partir de agora, nas concessionárias da rede, o produto estará disponível para integrar o sistema de freio da Daily (disponível para Daily 50C17, 35C15, 40S14, 55C17, 45S17, 35S14, 35S14 HD).

Qual o valor do disco de freio?

Os valores podem variar de região para região e, também, de revendedor ou concessionária. No entanto, o disco de freio NEXPRO para caminhões IVECO fora da garantia estará disponível por R$354,28 (consulte se a condição é aplicável à concessionária próxima de você).

Atenção: o valor deve ser consultado e está sujeito à alteração.

Para adquirir os novos discos de freio para caminhões IVECO fora da garantia, encontre a concessionária mais próxima de você clicando aqui.