Máquinas Para Construção Civil: Os Principais Modelos Do Mercado

Existem elementos que são essenciais para o sucesso de um empreendimento na construção civil: bons profissionais, materiais de qualidade, um projeto bem elaborado e, por último mas não menos importante, as máquinas, que são parte integrante de qualquer obra, especialmente nas maiores.

Neste post, falaremos dos principais tipos de máquinas para construção civil, bem como os modelos mais comuns e desejados pelo mercado. É importante lembrar que cada máquina é mais adequada para determinadas realidades (o que inclui tamanho da obra, pessoal envolvido, tipo de terreno e fase de execução da obra).

Por que máquinas são importantes para construção civil?

As máquinas para construção civil são importantes, principalmente, para trazer agilidade e produtividade para a obra. Existem tarefas que para serem executadas por pedreiros exigiriam muito esforço braçal e tempo dedicado, o que comprometeria o tempo de entrega da obra.

Além disso, garantem uma maior segurança para os funcionários, já que evitam o contato direto com ações mais complexas. Por fim, viabilizam a construção em determinados aspectos, por conta da maior capacidade e desempenho das máquinas.

Os sete principais tipos de máquinas para construção civil

Existem, basicamente, sete tipos de máquinas para construção civil que, cada uma em sua particularidade, são úteis para melhorar o desempenho das equipes de construção civil. Separamos esses tipos a seguir, confira:

Escavadeiras Hidráulicas

escavadeiras para construção civil

Uma escavadeira hidráulica exerce a função de cavar e movimentar terra de terrenos, especialmente de construção, agricultura e mineração. Três subdivisões integram essa categoria de produto, são elas: equipamentos com peso de operação entre 12 e 20 toneladas, entre 20 e 30 toneladas e, por fim, com mais de 30 toneladas.

Os principais modelos são: E145C EVO, E175C EVO, E215C EVO, E245C EVO, E385C EVO, E405C EVO, E485C EVO e E505C EVO.

Minicarregadeiras

máquinas para construção

As minicarregadeiras exercem uma função muito importante dentro do cenário de uma obra da construção civil, tais como terraplenagem, carregamento de terra, remoção de materiais, cascalhos, etc. Basicamente, existem duas subdivisões: máquinas com menos de 1000 kg de carga operacional e, também, superior a 1000 kg.

Os principais modelos são: L318, L320, L325 e L330.

Motoniveladoras

motoniveladora para construção

As motoniveladoras são equipamentos utilizados para deslocar e nivelar uma superfície de terra. Três tipos de equipamentos encontrados no mercado, 160 / 2200 (hp/rpm), 205 / 2200

(hp/ rpm) e 219 / 2200 (hp/rpm), sendo eles: RG140.B, RG170.B e RG200.B.

Pás carregadeiras

pás carregadeiras para construção civil

As pás carregadeiras exercem a função de carregar materiais diversos, como areia, terra, brita, entulhos e minérios. Também pode ser utilizada para nivelamento de terrenos. Quatro são as divisões das pá carregadeiras, a partir da capacidade da caçamba: 1,91 a 2,3 m³, 1,5 a 3 m³, 1,9 a 4 m³, 1,9 a 5 m³. Sendo elas, respectivamente: 12D EVO, W130B, W170B e W190B.

Retroescavadeiras

retroescavadeiras para construção civil

As retroescavadeiras são ótimas para diversas funcionalidades, especialmente dentro de um ambiente de construção civil e, também, no saneamento. Algumas delas são: nivelamento e terraplanagem de terrenos, remoção de resíduos, carregamento de terra e materiais semelhantes, ajuda na demolição de muros e outras estruturas, escavação de trincheiras, poços, valas, etc.

Contam com a versatilidade de poder escavar e carregar, destacando-se no mercado brasileiro. Os principais modelos são: B95B, B110B e B110B LOADER.

Tratores de esteira

tratores para construção

Este tipo de trator conta com esteiras no lugar dos pneus, o que facilita o desenvolvimento de trabalhos mais pesados, o que envolve terraplanagem, nivelamento e reboque de outras máquinas.

São três os principais modelos: D180C, D140B e D150B.

Miniescavadeira

mini escavadeiras para construção civil

Por fim, vale a pena destacar as miniescavadeiras, que são equipamentos de pequeno porte, mas que exercem funções semelhantes às das escavadeiras, como preparação do solo, escavação e remoção de entulho em locais de difícil alcance.

Os principais modelos são: E17C, E26C e E37C.

Como manter a performance das máquinas para construção civil?

Uma dúvida comum para aqueles que são apaixonados pelas máquinas de construção civil e, principalmente, que trabalham com elas, diz respeito a como manter a performance mesmo após um bom tempo de uso.

Os fabricantes costumam oferecer planos de manutenção muito interessantes para acompanhar de perto o comportamento da máquina. No entanto, no caso de equipamentos fora da garantia, os riscos aumentam e os cuidados devem ser redobrados. Muitos apostam em peças usadas ou de fornecedores paralelos. Isso representa um grande perigo.

Para preservar a performance, portanto, é essencial investir em peças de reposição, ou seja, peças certificadas pela marca fabricante para equipamentos mais antigos e que não contam com garantia.

No caso das máquinas para construção da New Holland Construction, as peças NEXPRO são indicadas e certificadas pela marca. Para conhecer todas as opções de peças, clique no botão abaixo para baixar o catálogo:

BAIXAR CATÁLOGO