Manutenção de máquinas de construção civil: por que e quando fazer?

A manutenção de máquinas de construção civil é essencial para garantir economia e evitar atrasos nas obras. Para isso, no entanto, alguns cuidados devem ser observados. Neste post, falaremos sobre estes cuidados e, também, daremos algumas dicas relacionadas à manutenção da sua máquina. Confira:

manutenção de máquina de construção civil

Por que fazer a manutenção de máquinas de construção civil?

As máquinas de construção civil devem passar por constantes e periódicas manutenções, de modo que permaneçam em bom estado de conservação para o uso. Além disso, algumas razões pesam fortemente na balança para que se mantenha constante a manutenção de equipamentos da construção civil:

Maior vida útil do equipamento

Com manutenções periódicas e constantes, é possível garantir um melhor funcionamento das máquinas por um tempo maior. Deste modo, a vida útil dos equipamentos se amplia, gerando economia no desenvolvimento de obras de qualquer porte.

Segurança do operador

A preocupação com o ser humano também é um elemento central na garantia das manutenções recorrentes. Afinal, equipamentos que são submetidos à manutenção constante são mais seguros para operadores, motoristas e funcionários envolvidos na obra, evitando acidentes de trabalho.

Evita paradas não programadas

Caso um equipamento venha apresentar defeito durante um dia de trabalho, é bem possível que parte daquele dia seja comprometido até que haja a troca da máquina ou o reparo necessário seja realizado. Com manutenções periódicas, o equipamento não corre o risco de apresentar panes e defeitos e comprometer o bom andamento da obra.

Maior eficiência na performance do equipamento

Ainda que equipamentos que não passam por manutenção não apresentem panes em alguns casos, é natural que máquinas mais velhas com peças desgastadas tenham uma performance bem inferior a máquinas nas mesmas condições das com peças novas.

Por isso, garantir a manutenção influencia na performance cotidiana do equipamento, de modo que todo o potencial da máquina é explorado e utilizado para dar mais agilidade à obra.

Funcionários mais satisfeitos

Por fim, máquinas com a manutenção em dia favorecem para que funcionários sintam-se mais satisfeitos com o ambiente de trabalho, de modo a favorecer ainda mais a produtividade. Afinal, funcionários satisfeitos trabalham com ainda mais afinco e dedicação.

Quais são os tipos de manutenção de máquinas de construção civil?

A preocupação com a manutenção deve ocupar um lugar central dentro do planejamento de uma obra, pois influencia diretamente na produtividade e segurança dos funcionários. No entanto, existem alguns tipos de manutenção para máquinas de construção civil que se adequam aos mais variados contextos, tais como:

Manutenção Corretiva

Neste primeiro tipo de manutenção, são realizadas ações de manutenção para problemas que já estão ocorrendo e prejudicando o funcionamento das máquinas de construção civil. Tendo em vista a segurança dos operadores, bem como a produtividade da obra, é essencial que não se permita que os problemas ocorram para buscar-se uma solução. Por isso, os dois tipos de manutenção a seguir são recomendados:

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva diz respeito ao colhimento de dados da operação do equipamento e que fornecem diagnósticos do estado atual da máquina, bem como possibilita uma previsibilidade a médio e longo prazo. Geralmente, a manutenção preditiva é realizada através de equipamentos específicos.

Manutenção Preventiva

Já a manutenção preventiva diz respeito a manutenções programadas previamente agendadas. Este tipo de manutenção é a mais eficiente para evitar desperdício de tempo e surpresas desagradáveis no desenvolvimento das obras.

Como escolher o melhor tipo de manutenção de máquinas de construção civil?

O tipo de manutenção a ser escolhida deverá variar de acordo com as instruções do fabricante, a frequência de uso e, também, a idade do equipamento. A dica de ouro para melhor escolher a forma de manutenção é treinar os funcionários para a correta utilização dos equipamentos de modo a identificar potenciais problemas.

Além disso, é importante verificar junto à fabricante planos de manutenção com preços fixos mensais, evitando gastos surpresas no decorrer do mês. Por fim, priorize peças de alta qualidade e com certificação da fabricante. No caso das marcas de construção da CNH, a NEXPRO é certificada e homologada pela CASE CONSTRUCTION e NEW HOLLAND CONSTRUCTION para equipamentos fora do prazo de garantia.

Para conhecer mais sobre as peças NEXPRO e as possibilidades para seu equipamento de construção, clique aqui.