O que é o rolamento e qual sua função? Descubra tudo aqui

Os rolamentos são parte essencial da constituição de diversos veículos e máquinas. Eles desenvolvem funções vitais para o bom funcionamento de grande parte dos veículos que nos cercam, sobretudo dos caminhões. Neste post, responderemos à pergunta: “o que é rolamento”, bem como traremos diversos detalhes e informações sobre o assunto.

Além disso, mostraremos a importância da manutenção e como encontrar peças genuínas que favorecem a performance e o bom funcionamento do seu veículo. Confira a seguir:

O que é um rolamento e para que serve?

O rolamento é um componente que permite o movimento rotativo entre dois ou mais elementos. Este movimento pode vir a ser controlado ou não, servindo principalmente para reduzir o atrito ou fricção de deslizamento entre as superfícies de contato.

A fabricação do rolamento é altamente padronizada, já que deve seguir normas rígidas de segurança e contar com material resistente para evitar acidentes. Esse componente é classificado como componente de transmissão mecânica, sendo utilizado em uma vasta gama de aplicações, principalmente nos caminhões.

A função de redução do atrito é importante para evitar o desgaste e a diminuição da vida útil dos equipamentos. Os rolamentos costumam ser constituídos por um anel interno, um anel externo, vários corpos rolantes – esferas ou rolos – e uma gaiola. Suportam cargas axiais ou radiais, reduzindo o esforço ou força de movimento em um componente.

Tipos de rolamento

Existem diversos tipos de rolamentos disponíveis no mercado. Cada um, naturalmente, exerce uma função específica para cada tipo de equipamento. A seguir, separamos alguns dos tipos de rolamento mais frequentes no mercado:

  • Rolamentos Axiais: são projetados para suportar cargas axiais, não sendo usados para qualquer carga radial;
  • Rolamentos Radiais: ao contrário do primeiro, suportam cargas radiais, não indicados para cargas axiais;
  • Rolamento de esferas: opera em alta velocidade e exige pouca manutenção;
  • Rolamento de rolos: este tipo de rolamento é bem diverso e pode ser encontrado em várias constituições;
  • Rolamentos autocompensadores: contam com duas carreiras de rolos simétricos, sendo uma pista esférica comum no anel externo e duas pistas no anel interno, acomodando desalinhamentos; alta capacidade de carga e baixo atrito.

Rolamento em caminhões IVECO

Nas rodas do caminhão, os rolamentos exercem uma função muito particular, pois garantem que os motoristas consigam se locomover com agilidade e segurança pelas estradas do país.

Para o caminhão, o rolamento também proporciona movimento entre peças e conjuntos, diminuindo o atrito e, por consequência, preservando a vida útil dos veículos.

Os rolamentos NEXPRO são homologados pela IVECO após exaustivos testes em laboratório e nas estradas, garantindo dessa forma a performance do equipamento nas mais variadas condições de uso.

Importância da manutenção de rolamentos

A falta de troca ou manutenção pode gerar paradas constantes do equipamento com queda na performance e produtividade, além de dano aos demais componentes do conjunto. Por isso, separamos algumas dicas de conservação e boas práticas de uso quando o assunto é manutenção de rolamentos. Confira:

  1. Realizar as montagens utilizando as ferramentas indicadas;
  2. Conservar o rolamento em sua embalagem original quando não está em uso;
  3. Manusear o rolamento com cuidado, evitando choques e quedas;
  4. Lubrificação constante e dentro dos prazos recomendados;
  5. Constantes inspeções do nível de ruído e trepidação.

Onde comprar um rolamento: peças genuínas NEXPRO

Você pode encontrar os rolamentos ideais e homologados para seu veículo IVECO fora do período de garantia na concessionária mais próxima a você. Com mecânicos treinados pela fábrica para melhor atender e entender o seu caminhão, a redeIVECO realiza a venda e instalação das peças NEXPRO da maneira correta, garantindo tranquilidade e a máxima produtividade para seu veículo. Clique no botão e conheça a rede completa:

Conhecer a rede de concessionárias