Peças usadas de caminhão x peças novas de reposição: qual escolher?

Peças usadas de caminhão

Se você dirige caminhões, com certeza já foi surpreendido por algum imprevisto e, na hora de levar ao mecânico, descobriu a necessidade de trocar alguma peça. É neste momento que surge a dúvida: peças usadas ou peças novas de reposição (no caso de equipamentos mais antigos e que não contam com garantia).

Neste post, queremos abordar os principais aspectos da utilização de peças usadas, e demonstrar os perigos mais comuns dessa prática. Confira:

Valor é diferente de preço

É bem provável que peças de segunda linha e usadas sejam encontradas por um preço menor com relação às peças novas de reposição. No entanto, é necessário compreender que preço é diferente de valor.

O valor diz respeito ao custo-benefício, ou seja, considera sim o preço, mas também outros elementos como vida útil, qualidade, segurança, instalação e etc. No caso das peças usadas, elas até são mais baratas, mas trazem consigo uma série de problemas que comprometem o valor.

Alguns desses problemas são: diminuição da vida útil do caminhão, comprometimento da performance de outras peças e componentes, facilitação de acidentes ou nenhum suporte da fabricante.

Fica evidente, portanto, que o custo-benefício de peças usadas é negativo, principalmente se comparado ao valor de peças novas de reposição.

Pense no todo

Um caminhão não se resume a uma única peça. Na verdade, cada componente representa uma parte de uma engrenagem que possibilita a movimentação do veículo. No caso dos caminhões IVECO, por exemplo, há um foco no desenvolvimento de caminhões que atendam às principais necessidades dos clientes.

Isso só é possível porque cada componente exerce seu papel estratégico, a partir de tecnologia avançada. Quando as peças originais são trocadas por peças usadas e de segunda mão, toda a sinergia do veículo é comprometida.

Uma peça usada pode, inclusive, prejudicar a performance de outras peças que até o momento de sua instalação não apresentavam problemas.

Tempo também é dinheiro

Peças usadas costumam apresentar desgastes naturais por uso. Somado isso com a incompatibilidade de versões, lotes e fabricação, é bem possível que o mecânico gaste mais tempo com a instalação de peças usadas.

Peças novas de reposição não contam com desgastes e são feitas exclusivamente para cada veículo, o que agiliza o tempo de instalação. Se você deseja poupar tempo, as peças usadas não são uma boa opção.

Além do mais, peças novas de reposição contam com homologação da fabricante. É o caso das peças NEXPRO, que são certificadas pela CNH Industrial e IVECO.

Lembre do combustível

O gasto com o combustível é uma preocupação frequente de empresas e motoristas. Economizar nesse quesito, portanto, é uma prioridade no dia-a-dia. De nada adianta pagar menos em peças usadas esporadicamente e, por causa delas, gastar mais combustível todos os dias.

Peças usadas podem aumentar o consumo de combustível por serem mais velhas e desgastadas. Se você se preocupa com o gasto de combustível, não aposte em peças usadas.

Sua vida em primeiro lugar

Não existe bem mais precioso do que sua vida. Essa frase até parece aqueles clichês da televisão e dos anúncios em outdoors pelas estradas mas, apesar disso, transmite uma verdade muito profunda.

Tudo no seu veículo deve ser encarado com seriedade, garantindo total segurança para você, afinal, chegar em casa e abraçar sua família com certeza é o principal destino entre suas jornadas.

Ocorre, no entanto, que peças usadas contribuem para a falta de segurança do seu veículo. Por causa do alto desgaste, é possível que elas apresentem falhas em momentos inoportunos, causando panes em alguma função do caminhão. Dependendo do contexto, isso pode ser fatal.

Pensando no seu bem e na sua vida, portanto, vale a pena investir em peças novas de reposição, cuja procedência é garantida por empresas de confiança.

Por que optar por peças novas de reposição ao invés de peças usadas?

Diante de tudo que já expomos, fica evidente que vale a pena investir em peças novas de reposição devidamente homologadas pelas fabricantes. No entanto, vale a pena destacar alguns pontos positivos das peças novas de reposição:

Garantia

Quando instaladas por concessionárias autorizadas, peças novas de reposição costumam apresentar garantia. Ou seja, se a peça voltar a apresentar algum problema nesse período (o que é pouco provável, dada a qualidade), ela será consertada ou trocada sem custo algum.

Os caminhões da IVECO contam com as peças novas de reposição NEXPRO, que têm 12 meses de garantia quando instaladas em uma oficina da rede de concessionários.

Desempenho

Além disso, como já destacamos, as peças novas de reposição mantêm o desempenho dos equipamentos mais antigos, impedindo gastos desnecessários e mantendo a vida útil. Desempenho não pode ser negociado, pois disso depende a produtividade do seu dia.

Procedência

Saber de onde veio a peça instalada em seu equipamento e, principalmente, confiar na procedência, é essencial para que, após algum reparo, você se sinta tranquilo e despreocupado com seu caminhão. Por isso as peças novas de reposição da NEXPRO são desenvolvidas, testadas e certificadas pela IVECO.

No caso de peças usadas, a procedência é desconhecida, já que podem ser comercializadas peças provenientes de roubos, desmanche ilegal ou de outras origens criminosas.

Facilmente encontrável

Presente em toda a rede de concessionárias da IVECO, a NEXPRO conta com uma eficiência logística incrível, garantindo que a peça seja disponibilizada no local e hora certos, de modo a satisfazer as necessidades de todos os clientes que contam com caminhões da marca.

Garantia e todas as informações importantes, na palma da mão

Para facilitar a instalação e manutenção das peças, a IVECO fornece um QR-Code nas peças, que dá ao mecânico ou motorista acesso a informações completas sobre os produtos, tais como aplicação, cuidados necessários e informações sobre o tempo e solicitação de garantia, sem a necessidade de baixar nenhum aplicativo.

A linha de produtos NEXPRO é a primeira a contar com a funcionalidade. Em um primeiro momento, os códigos podem ser encontrados nos filtros. Já nas correias, rolamentos e retentores, muito em breve também estarão disponíveis. Assista ao vídeo a seguir e descubra como funciona:

Dirija-se à concessionária com produtos NEXPRO mais próxima de você. Clique no botão abaixo para descobrir onde encontrar as peças novas de reposição NEXPRO: