Pulverizadores agrícolas: tudo o que você precisa saber

Proteger a lavoura contra pragas e doenças, bem como garantir a nutrição devida para as plantas, é a missão primordial de todo agricultor. A produtividade do campo é diretamente influenciada pela capacidade de controlar essas situações. A principal arma para garantir o controle de pragas são os pulverizadores agrícolas, que é uma velha prática utilizada por agricultores para distribuir produtos que auxiliam no combate às plantas daninhas, insetos, entre outros.

Hoje em dia, essa tarefa recebe o auxílio de máquinas e equipamentos, mas nem sempre foi assim. Até o século XIX, as técnicas utilizadas consistiam em esfregar ou lavar a planta com o auxílio de panos e escovas molhadas com soluções químicas.

Felizmente, esse processo foi facilitado pelos pulverizadores agrícolas, que são máquinas projetadas especialmente para isto: fragmentar a calda em gotas para ser pulverizada. A seguir, preparamos um material completo sobre isso, confira:

O que faz um pulverizador agrícola?

Os pulverizadores agrícolas são equipamentos projetados com tecnologia e funcionalidade para promover a distribuição de produtos fitossanitários na forma líquida sobre a plantação, de modo a garantir que ocorra de forma eficiente a absorção do produto e a sua correta pulverização.

Os fitossanitários, nutrientes ou fertilizantes, são distribuídos por via aérea ou por terra. Os pulverizadores são importantes para garantir que os produtos sejam corretamente distribuídos em quantidade correta e nos locais desejados.

Qual a função dos pulverizadores agrícolas?

A função principal dos pulverizadores agrícolas é preservar o teto produtivo da plantação, com distribuição de produtos com controle de dosagem, que permitem controlar plantas daninhas, insetos e doenças.

De forma prática, por meio de um pulverizador agrícola, a plantação recebe todas as substâncias na justa medida, comumente diluídas em água, e nos locais estabelecidos. Se você tem problemas com pragas e insetos, ações com pulverizadores podem te ajudar.

A importância dos pulverizadores agrícolas

O que dissemos até aqui já deixou claro a necessidade de contar com pulverizadores agrícolas em uma plantação. No entanto, separamos alguns tópicos especiais aprofundando sobre essa importância:

Mais eficiência

Com a distribuição de produtos adequados para a manutenção da saúde da plantação, o agricultor obterá mais eficiência e um maior teto produtivo da sua lavoura, como consequência da diminuição da incidência de insetos, pragas e plantas daninhas.

Redução de gastos

Há ainda uma significativa redução de gastos. Os pulverizadores agrícolas com as tecnologias adequadas conseguem aproveitar melhor os produtos aplicados, diminuindo desperdício e gastos relacionados com a plantação afetada.

Aproveitamento da colheita

Por fim, dispor corretamente os produtos sob a plantação de forma mais eficiente, influencia diretamente no aproveitamento da colheita, ou seja, diminui perdas na plantação em decorrência da ação de pragas e insetos.

Quais são os tipos de pulverizadores agrícolas?

No mercado, existem diversos tipos de pulverizadores, por exemplo: costal, pistola, barra, atomizadores, manual, acoplado, arrasto, automotriz e aéreo. De maior eficiência, no entanto, são os automotrizes, que conseguem realizar o trabalho com maior capacidade operacional, dispondo de tanques e barras que facilitam operar centenas de hectares por dia.

Os pulverizadores Patriot da Case IH foram desenvolvidos para oferecer ao produtor rural a melhor solução em matéria de pulverização. Melhor desempenho e melhor uniformidade na aplicação garantem ao produtor aumento significativo da produtividade e um menor custo de pulverização.

Como escolher bons pulverizadores agrícolas?

Diante das opções do mercado, surge a pergunta: como escolher um bom pulverizador agrícola? Deixaremos algumas diretrizes que poderão te ajudar nessa tarefa e te permitirão encontrar o pulverizador agrícola para sua realidade.

Desempenho Operacional

Um primeiro aspecto importante a ser observado é a potência do pulverizador agrícola. O novo Patriot da CASE IH conta com superioridade no desempenho, a suspensão hidráulica ativa e a rigidez do chassi asseguram maior conforto e estabilidade na pulverização.

pulverizadores agrícolas CASE IH

Segurança para o operador

Em segundo lugar, é importante considerar a segurança do operador. As cabines dos pulverizadores CASE IH garantem mais segurança para a operação durante a aplicação. Contam com filtros de carvão ativado e pressurização de cabine, evitando o ingresso de qualquer partícula de fitossanitário.

Tecnologia

Por fim, um terceiro quesito para ser avaliado é a tecnologia. A tecnologia é essencial e influencia diretamente na eficiência da pulverização. O Patriot 350, conta com um pacote completo de tecnologia embarcada para otimizar as aplicações e o gerenciamento, assim como conta com itens que favorecem uma melhor tecnologia de aplicação.

Escolha NEXPRO para seus equipamentos fora do período de garantia

Se você busca peças de reposição eficientes e com as certificações CASE IH, escolha peças genuínas ou NEXPRO. Dirija-se à concessionária mais próxima de você. Clique no botão abaixo para descobrir onde encontrar as peças genuínas ou NEXPRO: