5 peças para tratores agrícolas que merecem atenção

Tratores são essenciais para o desenvolvimento de uma série de atividades agrícolas. É importante, portanto, garantir o pleno funcionamento dessas máquinas, de modo a evitar surpresas e problemas de última hora. Através deste post, você terá um guia prático para compreender as principais peças para tratores agrícolas, de modo a identificar pontos de atenção mesmo no período entre manutenções.

Traremos uma descrição de cada uma dessas peças, bem como sua função para o pleno funcionamento do trator. Mas antes vamos abordar dois aspectos importantes: porquê é importante compreender individualmente cada peça do trator e, também, qual a necessidade de manter em dia a manutenção de tratores agrícolas.

Por que é importante compreender as peças de tratores?

Se você é um operador de máquinas agrícolas, ou exerce alguma função direta de responsabilidade na produtividade e afins, é essencial compreender qual a função de cada peça e os principais sinais que demonstram a necessidade de realizar manutenção, reparo ou troca.

A razão é muito simples: infelizmente os técnicos responsáveis pelo reparo ou manutenção não estão no dia a dia da máquina. Logo, não podem antecipar a resolução de problemas como um operador que está, a todo momento, em contato com o equipamento.

Por que é necessário manter em dia a manutenção de tratores agrícolas?

Existem três tipos distintos de manutenção: corretiva, preditiva e preventiva. Cada uma exerce uma função diferente e tem, dentro do seu contexto, igual importância. Antes de falarmos da importância de manter a manutenção em dia, vamos à descrição dos tipos de manutenção:

  • Corretiva: ações de manutenção para combater problemas que já estão ocorrendo e são, de algum modo, percebidos;
  • Preditiva: manutenção que colhe dados do sistema da máquina, de modo a identificar ativamente problemas a serem corrigidos, mesmo que não sejam demonstrados;
  • Preventiva: são ações de manutenção previamente agendadas, que tem por objetivo evitar problemas e panes inesperadas.

As manutenções corretivas são essenciais para combater problemas que estão em desenvolvimento na máquina e afetam, em algum grau, o funcionamento do equipamento. No entanto, vale a pena recordar a importância da realização de manutenções preventivas, ou seja, que garantem certa antecedência a problemas que poderão surgir no futuro.

Entre as razões para isso, vale a pena destacar:

  1. Evita panes e problemas inesperados;
  2. Garante a segurança do operador/motorista;
  3. Preserva a vida útil do equipamento e o estado de conservação;
  4. Mantém constante a performance da máquina.

Filtro de óleo hidráulico

O filtro de óleo tem uma função muito específica em máquinas agrícolas: a de separar, dentro do sistema hidráulico, substâncias sólidas contidas no fluido hidráulico. Problemas com o filtro de óleo podem causar danos em outras partes do equipamento, ou até mesmo diminuição da performance ou paradas emergenciais.

Rolamentos

Dentro de tratores e outros equipamentos, existem diversos tipos de rolamentos, como o de esfera, de rolo e flangeado. Todos eles estão ligados ao desempenho e capacidade do suporte de cargas. Defeitos nos rolamentos podem interferir na principal função do trator: o levantamento e transporte de materiais.

Correias

As correias são cintas de materiais flexíveis, que são extremamente necessárias para  transmitir a força e o movimento de uma polia ou das engrenagens para outras. Ao apresentar defeitos, comprometem a força da máquina e a performance geral.

Filtro de ar

Uma das peças mais conhecidas dos equipamentos agrícolas é o filtro de ar. Composto por um corpo metálico ou de plástico, cujo interior possui o elemento filtrante do ar que é aspirado pelo motor antes de ser usado na combustão, sua principal função é filtrar impurezas da atmosfera que podem causar danos ao motor.

Problemas com o filtro de ar atrapalham frontalmente o motor, podendo causar danos irreversíveis a este ou, ao menos, diminuir sua vida útil.

Filtro de combustível

Presente entre o tanque e o motor, o filtro de combustível é uma peça cilíndrica por onde o combustível é conduzido e, através da rede de filtros interna do filtro de combustível, ocorre a purificação do combustível que, enfim, é utilizado na combustão.

Problemas com o filtro de combustível podem atrapalhar a combustão e, por consequência, a performance geral do equipamento. Uma outra consequência, também, é o maior consumo de combustível.

Peças de reposição para máquinas fora do período de garantia

Com mais de 175 anos de existência, a CASE IH é uma das maiores fabricantes de equipamentos e máquinas agrícolas, e conta com a linha NEXPRO para equipamentos mais antigos e fora do período de garantia. A NEXPRO possui diversas opções de peças para tratores e outros equipamentos agrícolas, o que inclui rolamentos, correias, filtros, entre outros.

Clique no link abaixo para baixar o catálogo completo das peças NEXPRO para equipamentos CASE IH:

BAIXAR CATÁLOGO CASE IH