Peças para máquinas agrícolas: como escolher as melhores?

O setor de agricultura é o único que mantém um crescimento constante, mesmo em cenários onde a economia geral regride. Segundo o IBGE, durante a pandemia em 2020, este foi o único setor a registrar números positivos.

Por isso que agricultores e os demais envolvidos na produção agropecuária precisam investir em equipamentos de alta capacidade, afinal, são eles que sustentam boa parte da economia brasileira, bem como garantem a chegada de alimentos na mesa da população.

Neste artigo, nos dedicaremos a refletir sobre as peças para máquinas agrícolas e como escolhê-las corretamente. Se você é do ramo agrícola, este post é para você.

Tipos de máquinas agrícolas

Antes de falarmos das peças dos equipamentos, é importante identificar qual o tipo da sua máquina agrícola. Existem, basicamente, seis tipos de máquinas agrícolas, sendo elas:

tratores Peças para máquinas agrícolas

Os tratores são equipamentos históricos do setor agrícola, pois foram um dos primeiros a serem utilizados para essa finalidade. Pode ser utilizado na aragem, cultivo de plantas, fertilização e manutenção de paisagens.

colheitadeiras

As colheitadeiras e colhedoras, como o nome sugere, são úteis para realizar a colheita de diversos tipos de alimentos, tais como cana-de-açúcar, trigo, arroz, café, soja, milho, etc. Elas são essenciais especialmente em lavouras maiores, representando uma economia na mão de obra rural.

pulverizadores

Já os pulverizadores são responsáveis por auxiliar em uma das mais árduas tarefas do campo: combater pragas, doenças, insetos e outras ameaças. Ele distribui substâncias em propriedades de grande extensão.

plantadeiras Peças para máquinas agrícolas

As plantadeiras exercem a função de introduzir sementes de plantas no solo, ou seja, a operação de semeadura das culturas, como por exemplo soja, milho, feijão, aveia, etc.

implementos

Os implementos são equipamentos que podem ser acoplados a outros, como por exemplo a pá carregadeira em tratores. Elas facilitam trabalhos como o preparo do solo, adubação, implantação da cultura e colheita.

Peças para máquinas agrícolas do mercado paralelo x peças homologadas pela fabricante: qual escolher?

Agora que já vimos os principais tipos de máquinas agrícolas, podemos evoluir para as peças. Quando surge a necessidade de troca de peças, é comum, para condutores e mecânicos, a dúvida de escolha entre peças do mercado paralelo e peças homologadas pela fabricante.

Para responder essa questão, é essencial considerar elementos que vão além do preço, tais como vida útil, qualidade, segurança, instalação e etc. Peças usadas costumam ser monetariamente mais baratas, mas as peças novas de reposição representam uma maior qualidade.

Peças do mercado paralelo podem causar, também, o comprometimento de outras partes saudáveis do equipamento. Isso ocorre devido ao desgaste natural das peças e incompatibilidade. Peças homologadas pela fabricante são feitas a partir das especificações do fabricante, o que representa uma conservação maior para o equipamento como um todo.

Lojas de peças para máquinas agrícolas

As peças para máquinas agrícolas podem ser encontradas em diversos locais. Cidades de médio e grande porte costumam contar com dezenas de opções. No entanto, é importante buscar concessionárias que contam com mecânicos treinados pela fabricante.

É o caso da rede de concessionárias CNH Industrial, que disponibilizam peças novas de reposição para equipamentos Case Agriculture e New Holland Agriculture, inclusive para equipamentos fora do período de garantia.

Para conhecer a concessionária mais próxima, clique aqui.

Peças para máquinas agrícolas de manutenção corretiva

Manutenção corretiva é realizada para recuperar as características originais de máquinas e equipamentos que apresentam falhas e danos que comprometem o correto funcionamento. No caso das máquinas agrícolas, as marcas Case Agriculture e New Holland Agriculture contam com a linha completa de peças genuínas para esse fim.

No entanto, para equipamentos já fora do período de garantia, a NEXPRO conta com diversas peças de primeira necessidade, para que a manutenção corretiva seja feita com eficiência garantida.

Peças de desgaste

O desgaste é consequência da frequência de utilização e, geralmente, afeta a eficiência e produtividade. As peças de desgaste existem exatamente para evitar que o equipamento diminua sua performance.

A CNH Industrial desenvolveu uma linha de peças de desgaste para equipamentos fora do período de garantia: NEXPRO conta com peças certificadas diretamente pela Case Agriculture e New Holland Agriculture.

Peças para máquinas agrícolas de manutenção preventiva

Para evitar problemas inesperados, a manutenção preventiva é essencial para impedir que o equipamento seja obrigado a parar repentinamente e, por isso, as peças de manutenção preventiva são necessárias. 

NEXPRO tem até 12 meses de garantia, e conta com peças para manutenção preventiva para equipamentos Case Agriculture e New Holland Agriculture fora do período de garantia.

Escolha NEXPRO para seus equipamentos fora do período de garantia

Se você busca peças de reposição eficientes e com as certificações Case Agriculture e New Holland Agriculture, escolha peças genuínas ou NEXPRO. Dirija-se à concessionária mais próxima de você. Clique no botão abaixo para descobrir onde encontrar as peças genuínas ou NEXPRO: